Espaço Ecológico
 
 
Sem chuva, Cachoeira Mangaravite seca em Bom Jesus do Norte
 
Publicado em 12/08/2016 18h30min
 

Uma publicação de um membro de um grupo de rapel no Facebook datada em 11 de agosto de 2016, lamenta a quase total falta d’água em um dos principais ponto turístico de Bom Jesus do Norte, A Cachoeira Mangaravite.

Cachhoeira Mangaravi gallery a lightboxby VisualLightBox.com v6.1

Foto Toni Silva

A Cachoeira Mangaravite possui uma altura de 15 metros com capacidade de 20.000 HP. Aproveitada no passado pela Companhia Luz e Força de Itabapoana, hoje, é um dos principais pontos turísticos de Bom Jesus frequentados por aventureiros praticantes de diversos esportes radicais e amantes da natureza.

A Cachoeira Mangaravite é localizada no rio Calçado, que é um afluente pela margem esquerda do rio Itabapoana. Apresenta 37 km de extensão e drena uma área de 205 Km2. Após atravessar a zona urbana de São José do Calçado, o rio Calçado passa a marcar o limite entre esse município e o de Bom Jesus do Norte até desaguar no rio Itabapoana.

A crise hídrica que assola o Espírito Santo possivelmente é o principal responsável pela “Tragédia da Cachoeira Mangaravite”. Segundo o meteorologista Ivaniel Maia em entrevista ao Portal G1, entre os meses de janeiro e setembro de 2015, os registros de chuva no estado estiveram bem abaixo do que o esperado.

As fortes de chuvas de verão vieram muito abaixo da média e as “águas de março fechando o verão” também não bateram ponto no ano de 2016.

E não só a estiagem, mas também o desmatamento, a não proteção das nascentes, irrigação e o poder público também possuem sua parcela de culpa na “Tragédia da Cachoeira Mangaravite”.

ABCapixaba.TV

 
# Leia também 

   
...
ABCapixaba.TV
   
   
  ABCapixaba.TV
   
   
  ABCapixaba.TV