.......
 
 
Espaço Ecológico
 
Conservação da Bacia do Itabapoana é tema de debate em São José do Calçado
 
Publicado em 23/08/2017 12h10min
 
Rio Itabapon gallery a lightboxby VisualLightBox.com v6.1

O Ciclo de Debates do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas e do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH/ES) chega, hoje, à Bacia do Rio Itabapoana. Usuários de água e representantes da sociedade organizada e do poder público dos nove municípios que compõem a porção capixaba da bacia hidrográfica se reúnem, a partir das 18h, no auditório da Secretaria de Educação de São José do Calçado. O encontro tem o objetivo de estimular o envolvimento e a mobilização da sociedade no processo de construção dos Planos de Bacia do Estado.

O Itabapoana é um rio de domínio da União e sua bacia abrange os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ele tem cerca de 212 quilômetros de extensão e em sua maior parte serve de divisa entre Espírito Santo e Rio de Janeiro. Sua foz fica entre Presidente Kennedy (ES) e São Francisco de Itabapoana (RJ). O Comitê Capixaba da Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana foi criado em junho deste ano, e reúne os municípios de Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Guaçuí, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Mimoso do Sul, Muqui e Presidente Kennedy.

Durante a reunião, será feita uma apresentação técnica sobre o atual estágio dos planos e detalhado o cronograma das atividades dos próximos meses. O evento contará ainda com a realização de uma mesa-redonda, onde os participantes poderão debater os principais desafios relacionados à qualidade e à quantidade de água e também oferecer subsídios para a estruturação dos planejamentos estratégicos.

PERH/ES

O PERH/ES é um dos principais instrumentos na Política Estadual de Recursos Hídricos e firmará diretrizes e os critérios de gerenciamento da água no Espírito Santo para os próximos 20 anos. O objetivo é que o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Espírito Santo seja feito de maneira sustentável e equilibrada, tendo em vista a disponibilidade de água em cada uma das 14 bacias hidrográficas capixabas. O PERH/ES deve ser concluído em julho do ano que vem.

Aqui Notícias

 
# Leia também 

 
  Espaço Ecológico
 
  Espaço Ecológico
 
  Espaço Ecológico