css3 menu generator by Css3Menu.com

 
 
Youtuber de São José do Calçado faz sucesso na internet
 
Publicado em 04/05/2017 22h00min
 
 

Para empreender é preciso ter criatividade, proatividade e conhecimento na área em que pretende atuar. Utilizando estas três premissas, Adilson Pinheiro, morador de São José do Calçado descobriu um jeito novo de ganhar dinheiro com os conhecimentos que ele tem em marcenaria, serralheria e trabalhos com resina.

Em 2008, Adilson criou um canal no youtube, na categoria “Faça você mesmo”, contendo informações passo a passo para quem procura desenvolver um hobby ou aperfeiçoar a profissão nos segmentos de marcenaria, serralheria, artesanato, pintura automotiva e trabalhos com resina. “No início, criei sem intenção comercial, mas foi em 2014 que percebi que poderia virar negócio”, contou Adilson.

Adilson

Há um ano o youtuber vive exclusivamente do canal. O primeiro negócio realizado foi uma permuta, onde recebeu uma pistola de pintura em troca da gravação de um vídeo. A empresa que negociou com Adilson, hoje é uma cliente fiel.

Adilson trabalha sozinho e faz tudo para manter o funcionamento do canal. Ele mesmo produz as peças, grava os vídeos, edita, negocia preços, fecha negócios e ainda presta relatórios para as empresas parceiras.

O youtuber tem um público direcionado e dá subsídios para que, tanto amadores quanto profissionais, possam se desenvolver. “Ofereço um leque bem aberto de sabe para os espectadores serem capazes de desenvolver novos trabalhos baseados no que aprendeu”, destacou ele.

As publicações são postadas todas as terça, quintas e sábados, sempre às 7h30. “Normalmente o público me assiste quando estão indo ou voltando do trabalho”, comenta. Aos sábados, Adilson publica vídeos exclusivos para tirar dúvidas dos espectadores. Ele também faz vídeos comentando sobre os equipamentos que utiliza.

Além dos vídeos postados no youtube, Adilson produz vídeos exclusivos de treinamentos para empresas. Segundo ele, nesses casos a linguagem é mais técnica e específica. “Todo o conteúdo é voltado para os funcionários. O objetivo é fazer com que os funcionários entendam o que estão vendendo e como os equipamentos e ferramentas funcionam”, disse.

A renda de Adilson Pinheiro advém da divulgação de ferramentas em seus vídeos, dos treinamentos para empresas e, uma pequena parcela, dos acessos no youtube. Agora, ele pretende aumentar o número de postagens semanais e construir um estúdio maior. Hoje, as gravações são feitas no terraço da casa dele, em um espaço de 18m². Com a ampliação, Adilson pretende contratar uma pessoa para trabalhar com ele, aumentando a produtividade. A parte burocrática do negócio será passada para a esposa, Leticia Pinheiro.

A cada postagem o número de visualizações aumentava e hoje o canal é o segundo maior no ramo em que o expectador pode transformar em profissão o que aprende nos vídeos. Adilson Pinheiro é um dos que mais tem inscritos, entre os canais do “Faça você mesmo”, com a marca de 103.886. Além de 22.557.390 visualizações.

Só no último mês o canal Adilson Pinheiro teve mais de um milhão de visualizações.

Com mais de 100 mil inscritos, o canal tem grande relevância na internet. Ele está na primeira página do Google para várias pesquisas relacionadas ao assunto.

Em São Paulo, lojas de ferramentas usam os vídeos do canal para ficar passando na TV durante o expediente.

Parceiros comerciais

Adilson 2 gallery a lightboxby VisualLightBox.com v6.1

O marketing para novas marcas no ramo de marcenaria e afins é voltado para a internet devido ao baixo custo, se comparado aos meios tradicionais, como rádio e televisão, utilizado pelas grandes marcas. “Hoje é uma guerra. Tem muitas marcas novas no mercado, com dificuldade para divulgar seus produtos. É aí que entra o trabalho do canal. Isso porque o investimento em marketing de uma empresa para propagandas em vídeos do youtube é consideravelmente menor que em veículos tradicionais como em TV e rádio. E grandes empresas estão cortando verbas para o Marketing. O que também faz com que elas optem por divulgar em canais on-line ”, explicou Adilson.

Atualmente, o canal possui três parceiros fixos, Rede Lease, fabricante de resinas e fibras, Sisal Soluções, fabricante de tingidores e Tolsbr, fabricante de ferramentas. O youtuber possui também parcerias para produção de vídeos específicos, que sejam de interesse da marca, são eles, Bosh, Skill, Dremel, Ferramentas Mep, Gama Ferramentas, Positec Worx e Wesco.

Aqui Notícias

# Comente
 
# Leia também
 
Solidariedade
 
PMBJN em Ação
 
Plantão Policial